sexta-feira, 20 de julho de 2012

Tudo é fruto do sentimento (parte 2)

A música é uma das formas de linguagens do sentimento. Acredito que uma pessoa, tendo o conhecimento (ou intuição) musical apropriado, pode passar certas emoções básicas através de certas escalas, harmonias e melodias básicas que ele já conhece. Provavelmente será daí que ele começará a sua música. 

A questão é que o sentimento é algo muito mais complexo do que simplesmente "felicidade", "tristeza", "alegria", "desânimo", etc... Da mesma forma que nunca sentimos a mesma coisa duas vezes, nunca duas pessoas sentirão exatamente a mesma coisa (no mesmo momento ou em momentos diferentes, não importa). Por exemplo, um homem pode amar uma mulher e vice-versa, mas o nível e a própria forma do amor que sentem um pelo outro é totalmente diferente. 

É como tocar uma nota em dois instrumentos diferentes. Os timbres serão diferentes, muito por causa dos harmônicos de cada instrumento (mas não só por isso), mas poderemos reconhecer a nota e dizer que são iguais. Da mesma forma, podemos tocar, por exemplo, um lá numa guitarra em dado momento e, dois segundos depois, tocamos a mesma nota no mesmo instrumento. Ela nunca soará exatamente igual (a física comprova isso), apesar de ouvidos menos atentos poderem não perceber a diferença.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário