quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Possibly Naked

Há algo muito irritante na minha cabeça. Já há anos que tento descobrir de alguma maneira o que é a arte. Qual é a sua essência, qual é a sua condição de existência.

Já inclusive escrevi algumas tentativas de ensaios aqui e, ingênuo, achei ter feito um bom trabalho. Porém, não faz muito tempo, descobri outra fonte de arte, essa sim extremamente bela, e totalmente desconexa de qualquer pressuposto colocado antes por mim: a nudez.

Não me deixo enganar, há uma clara diferença entre a nudez erótica, essa feita exclusivamente para causar excitação sexual, e a nudez artística, pura.

A nudez artística é bela independentemente das curvas do modelo. A nudez transcende o corpo, já não é mais corpórea. Deixa de ser física para se tornar algo maior.

As pessoas se vestem por um ato de repressão. Nascem nuas e se vestem por se sentirem feias em seu próprio corpo. Colocam roupas por acharem que algo falta na nudez. Pois estão completamente enganadas. Algo sobra na nudez, algo que falta nas roupas.

Está aí todo o problema. Não faço a mínima ideia de onde vêm esse tipo de arte. Se ela é uma tradução dos sentimentos, quais seriam esses? O que está sendo transmitido, e como?

Esse é um tipo de arte extremamente subjetivo, frágil e, por muitos, questionável. Mas não para mim. Está mais do que óbvio que a nudez é bela por si só. Ela me passa um sentimento, uma sensação, seja ela qual for. Essa transmissão é justamente o que defino como arte.

----------------------------------------------------------------------------

Há dois sites que são excelentes exemplos do que é a nudez como arte.

O primeiro se chama The Nu Project, no qual um fotógrafo americano viajou por toda América a procura de modelos. Sua ideia é fazer o menor uso possível de photoshop. O site é www.thenuproject.com

O segundo, muito menor, não é nada mais do que um Tumblr de um brasileiro, chamado de Apartamento 302. Apesar da simplicidade de recursos (talvez inclusive por causa disso), as fotos são extremamente belas e com uma singularidade que talvez nem o The Nu Project consiga alcançar. O site é http://apartamento302.tumblr.com/





Nenhum comentário:

Postar um comentário