segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Desafios humanos

Para além dos direitos, creio que ainda restam muitos desafios à humanidade para consigo mesma. Hoje, temos uma liberdade formal extensa, mas parecemos querer continuar ligados a certas restrições.

A sociedade tem medo de sua intimidade, evita sua própria individualidade pessoal. Olhamos sempre para para o nosso exterior, com críticas e julgamentos, mas acabamos por evitar o desenvolvimento próprio.

Em primeiro lugar, devemos escapar dessa lógica higienista de homogenização estética da sociedade. A arte hoje se encontra em crise conceitual devido a esse ideário de objetividade da beleza.

Depois, devemos parar de olhar para o conceito "feminino" com olhar masculino. Isso deve acabar, não podemos mais suprimir nossas liberdades criativas apenas para preservar um fator de identidade sexual subjetivo, sujeito a mudanças e altamente opressor.

Por conseguinte, devemos destruir esse mito da verdade científica como única verdade. A ciência não é a única resposta e não pode assumir esse caráter absoluto e fundamentalista que tem avançado sobre toda a sociedade. Nunca faremos as perguntas certas se acreditarmos que há apenas um modo de se chegar à verdade.

------------------------------

A desigualdade não deve ser entendida apenas em seu nível econômico, mas também sobre sua perspectiva cultural e artística. Até aonde nossa capacidade e liberdade de expressão está condicionada às nossas hierarquias sociais? Difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário