segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Egoísmo

Já me achei uma das pessoas mais altruístas que conhecia. Hoje sinto que é totalmente o contrário.

Existe aquele papo de que tudo que você faz é fruto do seu egoísmo e eu concordo. Mesmo quando ajudamos as pessoas, estamos fazendo isso porque nós nos sentimos bem com a gratidão do outro.

Sei lá, na verdade, eu queria escrever uma porrada de coisa sobre isso, mas não sei mais o que falar... 

Enfim, não julgo em quem ainda acredita em altruísmo. É bom que haja pessoas com fé na humanidade.

6 comentários:

  1. ( eu me metendo de novo... já sou quase um troll aqui kk)

    Hoje em dia eu vejo a questão do altruísmo pela sensibilidade e não muito pela intenção. Não consigo ver egoísmo em quem repara e se comove com o sofrimento alheio, problemas do mundo, já que isso é uma minoria.
    Embora seja a maioria das vezes acho q nem sempre é pela gratidão.As vezes é mais questão de querer ver o mundo do jeito que a gente acredita que é certo/justo pra todos, inclusive pra nós.Sei lá.

    obs 1 : como é horrível ter que economizar letras aqui nos comentários.

    obs 2: eu sei, meu comentário ficou bem Pollyanna v.v kkk

    ResponderExcluir
  2. Não creio que haja essa visão de mundo mais entre o senso popular. As pessoas estão vivendo muito para si, o que eu não acho de todo ruim.

    ResponderExcluir
  3. todos vivem para si, a diferença esta em quem vive para si e consequentemente faz o bem. voce, meu amigo, até onde eu saiba é uma pessoa assim.

    ResponderExcluir
  4. Exatamente isso. Assim como lutar por um ideal não deixa de ser uma vontade própria embora o êxito disso beneficie outras pessoas.

    ResponderExcluir
  5. Mas considero as vontades próprias muito passageiras. Se o altruísmo é fruto do egoísmo, ele não há de durar. Fazer é bem, então, é algo pontual. Todos sendo egoístas, não há força positiva nesse mundo.

    O que, mais uma vez, eu não acho de todo ruim.

    ResponderExcluir